15 de set. de 2013

O tempo dos cogumelos

Certamente uma das melhores épocas do ano na Finlândia é o outono, entre os meses de agosto e outubro. Tudo bem que não dá mais pra nadar nos lagos, ou andar de bike confortávelmente, vestindo uma camisa comum e um short. Mas o outono é o tempo dos cogumelos ou sienet, delícias da culinária finlandesa que eu só aprendi a apreciar um dia desses!

Existem centenas e centenas de cogumelos na Finlândia, que nascem naturalmente - e "limpamente" - em quase todos os tipos de terreno. Nem todos são comestíveis. A regra número 1 aqui é nunca tocar num cogumelo que você não conhece. Existem espécies venenosas e algumas até letais. Lembram daquele cogumelo do Mario?

Punakärpässieni aka cogumelo do Mario.

Pois é, simplesmente um dos mais venenosos de todos. Então nem pensar em comer desse ai! Além dos venenosos, existem aqui os cogumelos alucinógenos. Mas nada que eu tenha visto em dois anos de vivência aqui (acredito que esses são os primeiros a desaparecer dos prados e florestas).

Ainda não sou nenhuma expert em cogumelos, mas sei de quatro que são maravilhosos (no sentido culinário da coisa). O meu favorito - e o mais difícil de conseguir, já que todo mundo quer o mesmo - é o Kantarelli: 

Kantarelli. #meu

Geralmente faço sopas, molhos para macarronada, ou simplesmente frito e como com pão. O kantarelli pode ser comido cru também, mas geralmente deixa um gosto esquisito se for consumido assim. 

Meu segundo preferido é o Mustatorvisieni, que em português sera traduzido como "cogumelo do chifre preto". É um dos meus favoritos principalmente porque é um tipo de cogumelo que nasce em colônias mais densas. Ou seja, encontre um, encontre dezenas! Ele é meio feinho e parece estar estragado, mas não se deixe enganar pelas aparências:

Mustatorvisieni aka "cogumelo do chifre preto".

E, como disse, ao achar um, achei todos esses:

Caçada bem sucedida :)

Além desses dois, sei da existência do suppilovahvero e do herkutatti. Mas não tenho muita sorte pra esses dois, já que moro em cidade e não tenho carro. Geralmente o pessoal aqui faz pequenas viagens nos fins de semana, quando vão direto a lugares onde tem os melhores cogumelos (geralmente nas partes mais remotas das florestas).

Cogumelos podem ser ressecados ou congelados, podendo ser consumidos dentro de um ano. Coisa boa é ter um freezer espaçoso!

2 comentários:

  1. parecem ótimos esses cogumelos! uma pena não ter por aqui, ao menos que eu saiba, pois fiquei curioso em experimentá-los, comparando-os com os que costumo consumir, como shimeji, shitake, champignon, cogumelo paris, funghi, que são os mais comuns que encontro; também gosto de usar em molhos, risotos, assados, fritos na manteiga, com molho de soja, etc.

    ResponderExcluir
  2. Sobre os cogumelos

    http://joaomfgabriel.blogspot.pt/2013/12/os-miscaros-selvagens-comer-ou-nao.html

    http://joaomfgabriel.blogspot.pt/2013/12/os-miscaros-selvagens-comer-ou-nao.
    html

    Cumprimentos

    ResponderExcluir